20 julho 2012

Lolita de Vladimir Nabukov

Essa obra recebeu diversos adjetivos ao longo dos anos, como: genial, controverso, entre outros. Mas, sem dúvida, o que mais combina com ele é polêmico.O Livro também possui sua versão em filme que também é genial.


O livro foi publicado em 1958.Ele é o diário do professor francês de meia idade Humbert Humbert [ficticio] que após um casamento mal sucedido vai passar um tempo nos Estados Unidos onde se apaixona por uma menina de 12 anos, Dolores, filha da dona da casa onde estava hospedado.

Humbert Humbert é fascinado por garotas mais jovens desde que perdeu Annabel, o grande amor de sua vida aos 14 anos. O próprio Humbert se considera  imoral por prestar atenção em meninas novas,as quais ele chama de Ninfetas. Ninfeta é um termo que deriva da palavra Ninfa, divindades menores da mitologia grecolatina, e é usado pelo narrador pois esse acredita que as meninas que ainda não chegaram na adolescencia tem algo em sua natureza que é mistico, não real.
Dolores, a Lola, Lo, Lolita tem doze anos e é considerada uma garota comum da época. Muito astuta, ela tem plena consciência de seu poder e dos efeitos que causa em Humbert, e se aproveita constantemente disso. 
Humbert faz de tudo para ficar ao lado de sua "amada Lo" e vive atormentado com medo de ser descoberto.
 Afinal ele é um professor maniaco ou um adolescente frustrado?
Obs: Confesso que demorei um pouco para terminar de ler esse livro no início você não dá muito valor, mas o desenrolar da história é incrível.


E vocês? Já conheciam o livro ou o filme? Gostaram? Conta pra gente!

4 comentários:

  1. Oi, Juliana! Concordo com você... De início não damos muito valor, mas depois nos surpreendemos com o desenrolar da história. Boa resenha, viu? Gostei bastante. (:

    Beijos,
    http://eppifania.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  2. Não conhecia, poxa tomei um susto com a história, mas deve ser legal, beijos.
    http://fasesdegarota.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  3. Não conhecia e posso acreditar que tenha sido super polêmico, hahá.
    Fiquei curiosa para saber aonde essa história deu;-
    http://menina-do-sol.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  4. O começo não é muito interessante mesmo. Comecei a ler no ano passado e desisti, mas agora tô pensando em tentar de novo. A história é incrível.

    http://desabafosdeumatola.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir