11 março 2013

O melhor de mim - Resenha



Livro: O Melhor de Mim
Autor: Nicholas Sparks
Número de páginas: 272 – ISBN: 9788580410495
Editora: Arqueiro – Ano de lançamento: 2012
Na primavera de 1984, os estudantes Amanda Collier e Dawson Cole se apaixonaram perdidamente. Embora vivessem em mundos muito diferentes, o amor que sentiam um pelo outro parecia forte o bastante para desafiar todas as convenções de Oriental, a pequena cidade em que moravam. Nascido em uma família de criminosos, o solitário Dawson acreditava que seu sentimento por Amanda lhe daria a força necessária para fugir do destino sombrio que parecia traçado para ele. Ela, uma garota bonita e de família tradicional, que sonhava entrar para uma universidade de renome, via no namorado um porto seguro para toda a sua paixão e seu espírito livre. Infelizmente, quando o verão do último ano de escola chegou ao fim, a realidade os separou de maneira cruel e implacável. Vinte e cinco anos depois, eles estão de volta a Oriental para o velório de Tuck Hostetler, o homem que um dia abrigou Dawson, acobertou o namoro do casal e acabou se tornando o melhor amigo dos dois. Seguindo as instruções de cartas deixadas por Tuck, o casal redescobrirá sentimentos sufocados há décadas. Após tanto tempo afastados, Amanda e Dawson irão perceber que não tiveram a vida que esperavam e que nunca conseguiram esquecer o primeiro amor. Um único fim de semana juntos e talvez seus destinos mudem para sempre. Num romance envolvente, Nicholas Sparks mostra toda a sua habilidade de contador de histórias e reafirma que o amor é a força mais poderosa do Universo – e que, quando duas pessoas se amam, nem a distância nem o tempo podem separá-las.

Sabe quando você começa a ler um livro e acha que ele será cheio de clichês de livros de romance? Essa foi a primeira impressão que tive da trama. Mas as poucos Sparks com sua escrita ganhou meu coração. As lágrimas surgiram antes mesmo de terminar o livro, logo nos últimos capítulos. Sparks - mais uma vez - conseguiu me surpreender.

Dawson Cole é um homem de 42 anos que vivia em uma cidade pequena e – por conta do passado de sua família – as pessoas sempre esperavam que ele fosse cometer um crime. O motivo? Todas as gerações de sua família foram pobres e os membros sempre se envolviam com algo ruim – assassinato, tráfico. Ele sempre foi diferente de seus familiares e não se importava com o que as pessoas pensavam – até conhecer Amanda.
Amanda Collier era uma garota atraente e vinha de uma família nobre. Ela sempre nutriu uma atração por Dawson, mas só quando eles se tornaram parceiros de laboratório é que ela teve a oportunidade de conquistá-lo. Porém, era fácil prever que a sociedade de 1984 não aceitaria a união de uma mulher nobre e um homem com uma reputação questionável. Lutando contra todos Amanda e Dawson tentaram manter o seu relacionamento forte – mesmo com as intervenções da família de Amanda e as ameaças da família de Dawson. Mas ao ver a sua amada perdendo o seu futuro – Dawson decidiu que seria melhor que eles seguissem caminhos diferentes.

Mas é só quando Tuck Hostetler – mecânico da cidade que sempre foi solitário – falece é que os caminhos de Dawson e Amanda voltam a se cruzar. Dawson passou por poucas e boas nos últimos meses – principalmente após ter atropelado o médico de uma cidade pequena por acidente e ter sido preso por alguns anos – além de ter sofrido muitos acidentes no seu trabalho. Amanda – por outro lado – casou-se e teve três filhos, mas não é feliz com a vida que leva. Agora ambos terão que voltar à cidade que deu início a uma paixão incontrolável para atender aos últimos pedidos de um querido amigo. 

A trama vai além de um romance entre uma garota nobre e um garoto pobre que sofreu as consequências de uma sociedade preconceituosa. Momentos clichês foram inevitáveis, mas o autor conseguiu construir algo que tocasse o coração do leitor e mostrasse a importância de um amor que sobreviveu uma vida inteira.

Foi impossível segurar as lágrimas durante os últimos capítulos e senti uma dor no coração quando compreendi o significado do título do livro. Não posso comentar o significado – pois seria spoiler – mas garanto que vocês, não irão se decepcionar ao desvendar o mistério.

Narrado em terceira pessoa; Encontrei alguns erros de gramática,mas nada que dificulte a leitura, super recomendo esse livro, para todas aqueles que acreditam no amor de uma vida inteira e não dispensa um bom romance piega. 



14 comentários:

  1. Quando vim aqui, pensei que o post fosse de um livro que eu tava lendo.. do nicholas tbm, bem parecido com esse kk
    bem, ainda não li esse, então nao posso dar opinião... kk
    Blog lindo *--*
    beijos, Lari ^^
    www.olhacomoeufaco.com

    ResponderExcluir
  2. ah! boa resenha! li tudo.. fiquei com vontade de ler já quando vi a sinopse kk
    beijos...
    www.olhacomoeufaco.com

    ResponderExcluir
  3. Posso com leitura assim não, no estado que eu to :/
    eu morro de depressão.rs

    beijos

    http://www.cherryacessorioseafins.com.br

    ResponderExcluir
  4. Te indiquei numa tag, olha lá :)
    beijos!

    http://midianmulata.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  5. Eu nasci em 84... Adorei!

    Bjs - Suzana Rosa - www.rosachiclets.com.br

    ResponderExcluir
  6. Oinnn, eu não canso nunca de ler Nicholas Sparks, ele é simplesmente DIVOOOO!
    Já li este livro e gostei demais, como sempre, hehe.

    Beijokss

    Vanessa - Blog do Balaio
    http://balaiodelivros.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  7. Adore a resenha. Esse livro já está na minha lista dos que quero ler!
    beijos

    Marina Alessandra do blog Maior de Idade
    @mariinaale
    @maioordeidade

    ResponderExcluir
  8. Adorei a resenha. Parece ser um bom livro. Beijão <3

    @keithpappen
    www.detalhesamor.blogspot.com

    ResponderExcluir
  9. To doida pra ler esse livro,seguindo.
    http://oque-fazer.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  10. Morro de vontade de ler esse livro! Adorei sua resenha ! *-*

    Adolecentro

    ResponderExcluir
  11. Estou lendo "Um porto Seguro" também do Nicholas Sparks, ainda não li "O melhor de mim" mas pela sua resenha e de outras que já li, deve ser maravilhosa a leitura.

    ResponderExcluir
  12. Eu simplesmente amoooo demais esse livro :')
    Ganhei de aniversário ano passado.
    Não conseguia parar de ler um só minuto <3
    Final INCRÍVEL *-*

    Beijinhos
    http://sonhos-perdiidos.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  13. Eu costumo ter aversão aos livros no N.S, mas ai as pessoas acabam me dando de presente e eu leio e acabo odiando o livro ou amando, odeie Querido John e me apaixonei por Diário de uma paixão e fiquei indecisa com a Última música, tenho receio dessas histórias de amor que sempre sofrem de tudo pra poder dr certo no final, enfim. A resenha está ótima.

    Beijos, Ju.

    ResponderExcluir
  14. Adorei a resenha,eu quero comprar o box do Sparks, ele tão um escrita tãoboa.
    beijos

    ResponderExcluir